Desenvolva autocontrole

ByEneas Francisco

Desenvolva autocontrole

Há uma grande paixão em meu coração por compartilhar a palavra de Deus com a juventude. Parte desta paixão é fruto de ter tido pessoas ao meu redor que investiram o conhecimento da Palavra de Deus em mim de forma que pude vencer diversas situações em minha vida, que seriam impossíveis de serem vencidas caso eu não tivesse tal apoio.

De todas as lições aprendidas, a que mais me toca e me permite ser quem sou é o domínio próprio, ou autocontrole.

Como jovens, somos muito reativos às circunstâncias ao nosso redor e extremamente emocionais. Muitas vezes movidos pela empolgação, corremos um grande risco de não desenvolver este tão importante fruto do Espírito.

Juntamente com o domínio sobre todas as coisas no Éden, Deus também deu ao homem o domínio próprio, ou seja, a capacidade de controlar-se a si próprio. A queda foi resultante do falta de domínio próprio e fez com que ele perdesse o domínio sobre a criação. Na verdade, ele passou a ser dominado. Tornou-se um escravo da sua natureza e dominado pela carne.

E isso ainda não mudou. Todos somos sujeitos a sermos guiados pela nossa natureza, e a menos que permitamos o Espírito Santo nos guiar, não teremos como dizer não para muitas coisas que nos são oferecidas diariamente.

No livro Juventude que prevalece, escrevo: “O domínio próprio é o que guarda o seu futuro do mal. Domínio próprio é autocontrole. É esse controle que lhe dá forças para dizer não para tudo que parece bom, mas que termina em sofrimento. É ele quem ajuda alguém com diabetes a se refrear no consumo de açúcar. É ele quem te sustenta na hora de dizer não à pessoa errada, quando querem – e você deseja – ir para a cama. É ele quem te ajuda a não gastar seu dinheiro suado no que não dá futuro”.

Muito pode ser dito sobre a necessidade do autocontrole para nós que somos jovens.

Qual é sua grande batalha? Com a sensualidade escancarada dos nossos dias, seja pela TV, revistas, outdoors? Com o homossexualismo e todas as suas formas de perversão? Ou com “quedinhas” que aparentemente não lhe causam dano algum, como: companhias, uma bebida aqui, outra ali, ou pequenas mentiras para seus pais?

O Espírito Santo quer te ajudar a vencer essas fraquezas, dando-lhe forças para dizer não a tudo o que quer destruir seu futuro, e acima de tudo seu relacionamento com Deus.

Leia Gálatas 5 e descubra, na Palavra, que o Espírito Santo está pronto, para gerar em você este fruto do Espírito tão essencial, para uma juventude plena e livre em Cristo Jesus.

Eneas Francisco
Autor do livro Juventude que Prevalece

Para saber mais sobre o livro ou adquirir um exemplar, visite: www.juventudequeprevalece.com

 

About the Author

Eneas Francisco administrator

Eneas Francisco é editor da UPBOOKS, pastor e autor de diversos livros publicados em português e inglês. Ele tem prazer em poder ajudar autores cristãos independentes a manifestarem seu dom para o mundo, conquistando e inspirando leitores a partir do que escrevem.

Comments Are Closed!!!